Nesta quinta-feira, 28, uma equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) coletou carrapatos no Parque Cesamar para mais uma ação de monitoramento rotineiro dos parasitas naturais das capivaras. O objetivo da captura é identificar a diversidade das espécies, uma estimativa da quantidade presente no local e o ciclo de vida deles.
O monitoramento faz parte da pesquisa acarológica e integra as ações de prevenção realizadas pela UVCZ. Os carrapatos coletados são enviados para o laboratório para triagem, identificação da espécie e possível contaminação no Cesamar. Com esses dados, a Semus consegue ser vigilante na detecção da febre maculosa e doença de lyme. “Assim como nas coletas anteriores, nenhum carrapato testou positivo para essas doenças”, explicou o coordenador da entomofauna da UVCZ, Anderson Brito.
Para capturar o carrapato, um servidor da UVCZ, com as vestimentas adequadas, arrasta horizontalmente e verticalmente uma flanela branca, os parasitas que ficam presos no tecido são recolhidos com uma pinça e colocados em recipiente com álcool, e depois enviados ao laboratório para o estudo.
Texto: Semus Palmas
Edição: Secom Palmas