Sexta, 06 de Dezembro de 2024
21°C 34°C
Augustinópolis, TO
Publicidade

Semarh prepara encerramento do primeiro lixão no Tocantins

Área já desativada no município de Juarina recebeu uma visita técnica para diagnóstico de recuperação florestal e início do projeto municipal de tr...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
18/11/2024 às 16h29
Semarh prepara encerramento do primeiro lixão no Tocantins
Área já desativada recebeu uma visita técnica para diagnóstico de recuperação florestal e transformação em Parque Urbano - Foto: Tony Martins/Ascom Juarina

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estadodo Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), visitou nesta segunda-feira, 18, no município de Juarina, a área do lixão local para realizar um diagnóstico e alinhar os próximos passos para o encerramento definitivo e a recuperação ambiental do espaço. Esta ação é pioneira no estado, sendo o primeiro lixão de um município tocantinense a ser encerrado e transformado em área útil para a comunidade, com o projeto municipal de um Parque Urbano.

A visita foi realizada pela equipe técnica da Semarh, composta por representantes das diretorias de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Hélia Azevedo Pacheco; de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Meriele Oliveira; e de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos do Estado, Marla Guedes.

Continua após a publicidade
Anúncio

A gerente de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Hélia Azevedo Pacheco, ressaltou que, durante a inspeção, foi constatado que a área já não recebe resíduos sólidos, atualmente destinados de forma adequada. “Os rejeitos já estão sendo encaminhados para o aterro sanitário de Couto Magalhães, enquanto os materiais recicláveis seguem para uma cooperativa em Porto Nacional. Esse é o primeiro lixão a ser encerrado no estado, com a proposta de recuperação da vegetação e criação do Parque Urbano, é simplesmente fantástico. O espaço que antes era sinônimo de degradação ambiental, poderá se tornar um ambiente saudável e proveitoso para a população”, destacou.

O prefeito de Juarina, Manoel Ferreira Lima, expressou a satisfação da parceria com o Governo do Tocantins. “Somos pioneiros no encerramento do primeiro lixão no estado e, com essa parceria para recuperação florestal da área degradada e a criação do Parque Urbano, teremos um espaço útil de lazer e ambientalmente sustentável para servir a nossa comunidade”, pontuou.

Diagnóstico

Continua após a publicidade
Anúncio

Com as informações coletadas na visita, o diagnóstico oficial está sendo concluído e a engenheira florestal da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Marla Guedes, antecipou que inicialmente a área apresenta condições favoráveis para recuperação ambiental. “O lixão já se encontra desativado, ele tem uma cobertura de solo, foi feita uma análise desse solo e, a partir disso, a gente faz uma recomendação de adubação para trabalhar o plantio. Então, os passos seguintes são esses, a parte de correção química dos nutrientes, para o plantio após a abertura desses berços e, em seguida, vai ser feito um monitoramento para acompanharmos uma melhor recuperação desse lixão”, explicou.

A gerente de Instrumentos Sustentáveis da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Meriele Oliveira, reforçou a importância do processo de educação ambiental. “Temos um trabalho que já vem sendo feito com grande êxito nas escolas e nas comunidades para sensibilização da população, adoção de boas práticas de preservação dos recursos naturais, proteção animal, recuperação florestal e destinação adequada dos resíduos, reaproveitamento de matéria-prima com envio para reciclagem”, enfatizou.

Parque urbano

Com o encerramento oficial do lixão, o município já planeja um futuro promissor para o local, que é transformar o antigo lixão em um Parque Urbano, que será utilizado para atividades de lazer, educação ambiental e visitação pela comunidade.

O encerramento do lixão de Juarina representa um marco na gestão de resíduos sólidos no Tocantins, especialmente por se tratar de um dos municípios menores, que enfrentam mais desafios nessa área.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários