Quinta, 19 de Setembro de 2024 19:43
63 93300-8707
Cultura Tocantins

Conselho de Políticas Culturais do Tocantins elege nova presidente

Em reunião ordinária ocorrida na manhã desta quinta-feira, 18, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, também foi eleita a vice-presidente

18/05/2023 16h25
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
CPC-TO em reunião ordinária nesta quinta-feira, 18 - Foto: Flaviana OX/Governo do Tocantins
CPC-TO em reunião ordinária nesta quinta-feira, 18 - Foto: Flaviana OX/Governo do Tocantins

Cerca de 40 pessoas participaram nesta quinta-feira, 18, da 5ª reunião ordinária do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO), que teve entre as pautas do encontro, a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente para o biênio 2022-2024, que estavam vagos desde dezembro de 2022. Na ocasião, a conselheira representante da sociedade civil Valéria Picanço foi eleita presidente com 12 votos e a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Kátia Maia Flores, foi eleita para ocupar a vice-presidência.

Presente à reunião, o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, comentou sobre a força e a riqueza da cultura tocantinense, e reforçou a importância do papel do conselho, afirmando que todos devem ter um mesmo norte: a cultura. “Desejo sucesso para o conselho e para a cultura do Tocantins. Todos os membros da Secretaria da Cultura estão muito animados para trabalhar em conjunto. O CPC é um braço da cultura. É muito importante, além do ambiente favorável da União e do Estado, ter um conselho forte e representativo. Esse cenário é altamente favorável para que a gente possa ter uma cultura com o tamanho que o Tocantins merece”, concluiu.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em sua apresentação, a presidente eleita, Valéria Picanço, arquiteta e professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, colocou entre suas propostas trabalhar de forma séria e organizada pela cultura do Estado, junto a todos os membros do CPC, além de defender e trabalhar pelo fortalecimento do Fundo Estadual de Cultura; estimular as câmaras a apresentarem projetos exequíveis, que façam diferença para a sociedade tocantinense; estreitar laços com o Governo Estadual e Federal. “Eu realmente acredito que a gestão atual vai fazer uma diferença muito grande nessa parceria do conselho com a atual Secretaria de Estado da Cultura”, ressaltou. Valéria Picanço concorreu com o conselheiro Cleison Nunes, titular da Câmara Setorial de Cultura Tradicional, que recebeu dois votos.

Além da eleição, os conselheiros discutiram outras pautas do setor cultural, entre elas, as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, os informes do edital de cadastro de artistas, profissionais de arte e cultura do Tocantins, entre outros.

O Conselho

Continua após a publicidade
Anúncio

Formado por 28 membros titulares e 28 membros suplentes, o Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO) é parte do Sistema Estadual de Cultura, tendo uma composição paritária entre o poder público e a sociedade civil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.