
Com o apoio do Governo do Estado, 15 paratletas tocantinenses estão em São Paulo participando da segunda etapa das Paralimpíadas Escolares. Nessa quarta-feira, 26, primeiro dia de disputas, os representantes do Tocantins garantiram quatro pódios. O evento é o maior do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar e segue até o dia 28 de novembro, reunindo estudantes de todo o Brasil.
Nesta segunda etapa, os paratletas competem nas modalidades de natação, bocha, badminton e tênis de mesa. Na fase anterior, realizada na semana passada, os tocantinenses subiram ao pódio 68 vezes e quebraram quatro recordes nas provas de atletismo.
As primeiras medalhas do segundo bloco vieram na natação. Maria Flávia Fernandes, da Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, conquistou a prata nos 50m costas – classe S4 – 15 a 16 anos. Yasmim Carvalho, da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas, garantiu medalha de prata nas provas de 100m costas – classe S21 – 14 anos. Fechando o grupo, Bruno Gabriel Damasceno, da Escola Adventista de Palmas, levou o bronze nos 100m costas – classe S6 – 14 anos.
“Este é meu terceiro ano e é sempre bom receber medalha. Claro que quando é de ouro é melhor, mas as outras também são importantes. O mais importante não é só vencer, é ganhar experiência. Aqui nas Paralimpíadas Escolares, nós, deficientes, aprendemos muito a superar desafios e a não desistir dos nossos sonhos”, ressaltou Bruno Gabriel.
A medalha de ouro do dia veio no tênis de mesa. João Pedro Coimbra, do Colégio Madre Clélia, de Palmas, foi campeão na prova de duplas – classe TT 9/10 – 11 a 13 anos. Na mesma modalidade, Davi Alister, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, também da Capital, avançou para as semifinais nas disputas de duplas – classe TT 11 – 14 a 17 anos.
Estreando com vitória
Se para os veteranos vencer é emocionante; para os estreantes, a sensação é ainda maior. Elloah Santos Martins, da Escola Estadual de Tempo Integral Adeuvaldo de Oliveira Moraes, de Filadélfia, venceu todas as partidas e segue invicta para a semifinal do parabadminton. “Acho que comecei bem. Eu estava muito nervosa e ansiosa, mas quando o jogo começou tudo ficou tranquilo. Estou muito feliz e confiante”, relatou.
Quem também se destacou nas primeiras disputas da fase de grupos (classe S17 – 11 a 13 anos) foi o estudante Michel da Silva Sousa, da Escola Estadual de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína, que venceu os jogos do primeiro dia e segue firme na competição.
Incentivo ao paradesporto
Antes de chegar ao evento nacional, os atletas participaram dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Além disso, para apoiar os estudantes, o Tocantins investe no programaEsporte na Escola, que garante carga horária específica para treinamento e repasse de recursos financeiros, fortalecendo modalidades como atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa e parabadminton.
Mín. 23° Máx. 33°