O governador em exercício, Laurez Moreira, nomeou Vânio Rodrigues de Souza como secretário de Estado da Saúde. Ainda, foram nomeados Antônio Trabulsi Sobrinho, como presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); Herbert Brito Barros, como presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); e Romildo Santos Barbosa na presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira, 5.
Vânio Rodrigues de Souza, secretário de Estado da Saúde
Graduado em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC/FAAB), Vânio Rodrigues de Souza, novo secretário de Estado da Saúde, iniciou sua trajetória na gestão pública em 2009, ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Dueré, cargo que ocupou até 2016. Também presidiu o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO), entre 2015 e 2018.
Em 2017, Vânio foi convidado para comandar a Secretaria de Saúde de Gurupi, cargo que voltou a ocupar em 2021. No âmbito estadual, assumiu de 2019 a 2021 a Direção-Geral do Hospital Regional de Araguaína, uma das maiores unidades hospitalares do Tocantins, onde conduziu ações estratégicas para o atendimento de média e alta complexidade.
Mais recentemente, esteve como secretário executivo do Cosems/TO, entre 2023 e 2024, posição que ampliou ainda mais sua experiência em articulação com gestores municipais de saúde em todo o Estado.
Antônio Trabulsi Sobrinho, presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura
Natural de São Luís/MA, Antônio Trabulsi Sobrinho é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual do Maranhão. Chegou ao Tocantins em 1996, atuando por mais de duas décadas na execução de importantes obras de infraestrutura, como rodovias e projetos de irrigação, na função de gestor de Contratos da Empresa Industrial Técnica (EIT).
Em 2017, passou a se dedicar ao setor agropecuário e, entre 2018 e 2024, atuou na gestão municipal de Palmas como secretário de Infraestrutura. Casado e pai de dois filhos, recebeu da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) o título de Cidadão Tocantinense, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do estado.
Herbert Brito Barros, presidente do Instituto de Terras do Tocantins
Natural de Cristalândia e com fortes vínculos em Porto Nacional, Herbert Brito Barros (Dr. Buti) é advogado, formado em Direito em Goiânia. Casado e pai de quatro filhos, construiu uma trajetória marcada pela participação em entidades de classe, tendo atuado como conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
No serviço público, exerceu funções de destaque, passando pela Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (2005–2009) e pela Secretaria de Governo (2015–2016). Também presidiu o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) entre 2016 e 2018, consolidando experiência em gestão e políticas públicas.
Romildo Santos Barbosa, presidência do Departamento Estadual de Trânsito
Natural de Gurupi, Romildo Santos Barbosa é advogado, graduado em Direito pela Universidade de Gurupi (UnirG). Possui trajetória consolidada tanto no serviço público quanto na advocacia, tendo atuado como conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB/TO).
Servidor efetivo do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) desde 2005, exerceu a função de diretor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Gurupi e também de examinador de trânsito, acumulando experiência técnica e administrativa na área de gestão de trânsito.
Em 2024, foi eleito vereador em Gurupi para o mandato 2025–2028, ampliando sua atuação na vida pública e política do estado.
Nomeações já publicadas
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, já nomeou Luiza Rocha Pinheiro para exercer o cargo de secretária de Estado da Comunicação; Ailton Parente Araújo como chefe de Gabinete do Governador; coronel Vitor Teles para exercer o cargo de secretário-chefe da Casa Militar; César Hanna Halum como secretário da Agricultura e Pecuária; e Josué Pereira de Amorim como procurador-geral do Estado.
Mín. 24° Máx. 39°