Terça, 17 de Fevereiro de 2026
22°C 28°C
Augustinópolis, TO
Publicidade
Anúncio

Saúde promove capacitação dos núcleos hospitalares de epidemiologia do Tocantins

Evento iniciou nesta terça-feira, 25, e segue até esta quinta-feira, 27, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde, em Palmas

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
25/10/2022 às 13h10
Saúde promove capacitação dos núcleos hospitalares de epidemiologia do Tocantins
Capacitação segue até esta quinta-feira, 27, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde, em Palmas - Foto: Erlene Miranda/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta terça-feira, 25, a 9ª edição da Oficina para Alinhamento e Troca de Experiências Exitosas entre os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) e Áreas Técnicas da Secretaria da SES-TO. O evento é promovido pela coordenação da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, ligada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A oficina segue até esta quinta-feira, 27, no anexo I da Pasta, em Palmas.

Segundo a superintendente de vigilância em saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, o trabalho dos núcleos hospitalares de epidemiologia é essencial para a vigilância. "São eles que representam a vigilância no hospital e que nos passam informações para subsidiar futuras ações de controle das doenças e agravos”, explica.

Continua após a publicidade
Anúncio

A gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-TO), Arlete Otoni, esclarece que o objetivo da oficina é alinhar os processos de trabalho e atualizar os protocolos. "Uma das funções dos núcleos é realizar a notificação das doenças de notificação, mediatas e imediatas, dos pacientes internados, e a partir dessa notificação as áreas técnicas realizam análise dos dados e contato com as vigilâncias municipais”.

Para a coordenadora dos núcleos, Patrícia Regina Moreira Gomes, a oficina será um momento de troca entre áreas técnicas e núcleos. "Nestes encontros haverá a interação entre as equipes conversando sobre o fluxo de trabalho, experiências inovadoras e exitosas”, afirma, acrescentando queas demandas abordadas na oficina foram levantadas pelas equipes dos núcleos a fim de esclarecer dúvidas e otimizar o trabalho.

“Essa oficina é de grande valia para concretizar a interação de toda a rede de núcleos hospitalares, sendo importante para o fortalecimento de informações e conhecimento nas áreas técnicas de atenção à saúde", afirma a responsável técnica pelo núcleo no Hospital e Maternidade Tia Dedé, Lillian Carolyne Flores Brito.

Continua após a publicidade
Anúncio

Participantes

A oficina contou com a participação de representantes dos 14 núcleos hospitalares de epidemiologia do Estado: Hospital Regional de Dianópolis (HRD), Hospital Regional de Miracema (HRM); Hospital Regional de Guaraí (HRG); Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Paraíso (HRP) e Hospital Regional de Augustinópolis (HRAGU), Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), Hospital e Maternidade Tia Dedé (HMTD) - Porto Nacional; Hospital Regional de Araguaína (HRA); Hospital Municipal de Araguaína (HMA); Hospital Dom Orione (HDO) e Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFT) - Araguaína.

Saúde promove capacitação dos núcleos hospitalares de epidemiologia do Tocantins
Superintendente de vigilância em saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra.durante capacitação - Erlene Miranda/Governo do Tocantins
Saúde promove capacitação dos núcleos hospitalares de epidemiologia do Tocantins
Responsável técnica pelo Núcleo no Hospital e Maternidade Tia Dedé, Lillian Carolyne Flores Brito, participando da oficina - Erlene Miranda/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários