Quinta, 21 de Novembro de 2024 23:21
63 93300-8707
Meio Ambiente Tocantins

Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins coletam cerca de 10 toneladas de sementes do Cerrado para produção de mudas

Balanço das sementes coletadas já soma 9.988 Kg e estão sendo entregues aos viveiros dos Centros de Recuperação de Áreas Degradadas para produção d...

27/10/2023 11h30
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Sementes coletadas pelos CBHs somam quase uma tonelada - Foto: SES/Governo do Tocantins
Sementes coletadas pelos CBHs somam quase uma tonelada - Foto: SES/Governo do Tocantins

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) contabilizou nessa quinta-feira, 26, 9.988 kg de sementes de espécies do Cerrado coletadas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) do Estado do Tocantins e que estão sendo entregues aos viveiros dos Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) para produção de mudas no Estado.

De acordo com o balanço realizado pela Diretoria de Planejamento e Gestão Ambiental, do total registrado, 4.453kg foram coletados no CBH Lago de Palmas, 2.223 kg no CBH Rio Formoso, 1.993 kg no CBH dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, 1.319 kg no CBH Rio Manuel Alves e 800 kg no CBH dos Rios Lontra e Corda.

Continua após a publicidade
Anúncio

Respondendo pela diretora de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Graciela Ribeiro, afirma que as sementes coletadas pelos Comitês de Bacias seguem para a produção de mudas nos CRADs, onde cada espécie recebe o tratamento adequado para germinação. "O Cerrado é muito rico, por isso podemos notar a variedade de espécies de cada região, entre as madeireiras, frutíferas e ornamentais. Os CBHs já somam quase 10 toneladas de sementes coletadas e esse número deve aumentar mais até o final do ciclo de coletas”.

O presidente do CBH do Lago de Palmas, Marcelo Grison, frisa que a coleta no Comitê foi um sucesso, pela forma que foram planejadas e trabalhadas as ações e parcerias, a disponibilização do material e o apoio da Semarh, bem como o suporte do Consórcio Intermunicipal do Lago da UHE Lajeado (CI Lago) e o envolvimento dos membros do Comitê que reuniram pessoas para participar da coleta. "Conseguimos fazer uma coleta representando toda a Bacia, com uma quantidade significativa e uma variedade de mais de 70 espécies coletadas e encaminhadas para produção de mudas no CRAD. A experiência resultou ainda em convite para palestras e diálogos a respeito de todo o processo”.

O presidente do CBH do Rio Formoso, Jair Filho, afirma que a coleta continua e as sementes coletadas seguem para os viveiros dos CRADs prepararem um novo ciclo de produção de mudas." A variedade das sementes acompanha a tendência de cada época. Agora temos, por exemplo, sementes de espécies como flamboyant, buriti, angelim, baru, puçá, juçara, jatobá, tingir, brutos, entre outros. Até o momento, somamos uma quantidade muito boa de sementes coletadas e continuamos buscando coletar as variedades características da vegetação dos municípios integrantes da bacia”.

Continua após a publicidade
Anúncio

A presidente do CBH dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, reitera que a coleta das sementes são realizadas em árvores identificadas como possíveis matrizes, também são selecionadas árvores frutíferas que são enviadas para a produção das mudas nos viveiros dos CRADs. "Essas mudas retornam para os municípios pertencentes às bacias, com o suporte dos Centros de Recuperação e o trabalho do Comitê. Esse é um trabalho em parceria, que reúne os membros do Comitê dessas Bacias Hidrográficas, a Semarh, a Universidade Federal do Tocantins e a prefeitura municipal e que juntos conseguimos sementes suficientes para atender as áreas que precisam ser recuperadas na abrangência do Comitê”.

O presidente do CBH do Rio Manuel Alves, Mário Sena, considera que, neste ano, foram encontradas muitas variedades e serão feitas tentativas de produzir a muda de pequi e do buriti. "Em breve, vamos enviar mais de 6 mil mudas de revitalização de mata ciliar para o município de Rio da Conceição e quatro revitalização de nascente, sendo duas em Almas, uma em Porto Alegre e outra em Conceição. Estamos também com um projeto dentro do Colégio Agrícola de Natividade para fazermos uma revitalização na margem do córrego Prata. O viveiro vai trazer muita vida para a Bacia do Rio Manuel Alves, com as parcerias, ano passado foram mais de 345 nascentes revitalizadas, além da instalação de biodigestor nas fazendas, entre outras atividades. É o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos, revitalizando nascentes, matas ciliares, promovendo a educação ambiental, capacitando os membros do comitê, formadores de opinião e todos aqueles que tiverem interesse”.

O presidente do CBH dos Rios Lontra e Corda, Mário Rocha, afirma que os membros do Comitê estão empenhados na coleta de sementes e envio ao CRAD para produção de mudas. "Esse é um trabalho conjunto, em parceria entre o Comitê, o IFTO e a Semarh, que se reflete no desenvolvimento da revitalização. Neste ano, acreditamos que até o final da coleta podemos alcançar em torno de 1 tonelada. Mas é importante ressaltar que às vezes uma quantidade grande de sementes resulta em grande volume mas não tem peso. Estamos empenhados na diversificação das espécies, para atender a demanda de toda a Bacia, já que uns tem foco no reflorestamento, outros na arborização. Então conseguimos encontrar o baru, o açaí, a bacaba, a jussara, o buriti, sem contar as outras espécies que temos na região, como o tamarindo e a acerola”.

O presidente do CBH do Rio Palma, Otacílio Silveira, ressalta que a importância das coletas de sementes se destaca ao pensar nas áreas degradadas existentes, uma vez que o Estado possui áreas de solos frágeis, que apresentam bastante problema, entre eles os solos arenosos que no período da chuva pode apresentar erosão, evidenciando a necessidade de uma vegetação plantada naquele local. "Neste ciclo de coleta, estamos trabalhando com uma instituição de ensino e encaminhando as sementes para o viveiro do CRAD de Natividade. Esta semana, em visita à comunidade de Pontinha, eles enfatizaram o quanto consideram importante as ações do Comitê, tendo em vista que o córrego local era intermitente e se tornou perene. As nascentes desmatadas podem ser recuperadas, com o plantio das mudas produzidas com as sementes coletadas pelos Comitês”.

Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins coletam cerca de 10 toneladas de sementes do Cerrado para produção de mudas
Coleta conta com a participação de estudantes mobilizados pelos comitês de bacia - SES/Governo do Tocantins
Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins coletam cerca de 10 toneladas de sementes do Cerrado para produção de mudas
Sementes coletadas são destinadas à produção de mudas nativas do Cerrado nos CRADs da Semarh - Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.