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Projeto Vereda se classifica para etapa nacional do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Promovido pelo Iphan desde 1987, prêmiação salvaguarda ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que mereçam registro, divulgação e re...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
17/10/2023 às 18h55
Projeto Vereda se classifica para etapa nacional do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Projeto está entre 30 finalistas que irão disputar 12 prêmios de R$ 25 mil cada - Fotógrafo:Divulgação

A comissão organizadora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade divulgou o resultado preliminar com as ações classificadas para a etapa nacional de sua 36ª edição. Das 121 ações de todo o país selecionadas na etapa estadual, 30 irão disputar a premiação de R$ 25 mil, entre elas o Projeto Vereda, realizado desde 2016 com alunos da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu. 

Nesta última etapa, os proponentes de todas as ações finalistas farão uma defesa oral de suas propostas diante da Comissão de Mérito, que irá selecionar as 12 ações que receberão o prêmio. A reunião para defesa oral será realizada virtualmente, com link, data e horário a serem informados aos participantes. A relação das vencedoras deve ser divulgada até o dia 27 de novembro.

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Promovido pelo Iphan desde 1987, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade fomenta a preservação do patrimônio cultural brasileiro que mereça registro, divulgação e reconhecimento público em razão da sua originalidade e relevância. Em 2023, traz como  tema ‘20 anos da Lei nº 10.639/2003: Educação, Democracia e Igualdade Racial’, que incluiu no currículo oficial da rede a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira. As ações premiadas devem conter abordagens transversais da educação, democracia e igualdade racial. 

Criado após pesquisa realizada pelos professores Aline Reis, Diego Brito e Alex Brusquets, o Projeto Vereda apresentou sua proposta de resgate de instrumentos, cantigas e danças tradicionais do Tocantins. O grupo musical composto por crianças e adolescentes com foco nas manifestações culturais tem como ponto alto a valorização da viola de buriti e dos tambores de barro, instrumentos artesanais produzidos em diversas localidades do estado. 

O projeto teve início na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar promovendo aos alunos participantes as abordagens teórica, com o estudo da história regional, cultura popular e educação patrimonial, e prática, por meio da construção de instrumentos regionais como a viola de buriti, além de apresentações culturais em espaços educativos e eventos oficiais.

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