O crime de loteria não autorizada, em que pessoas fazem sorteios ilegais pela internet e arrecadam altas quantias em dinheiro, levou ao indiciamento de três influenciadores digitais de Palmas. As investigações ainda apontam que outras duas pessoas de Araguaína, no norte do estado, teriam envolvimento com o esquema, que arrecadou cerca de R$ 500 mil.
A Polícia Civil concluiu inquérito nesta terça-feira (1º) e segundo apurado na investigação, o grupo promovia sorteios de quantias em dinheiro, motos e outros produtos de forma ilegal. Durante depoimentos, quatro suspeitos chegaram a confirmar a realização dos sorteios e que pagavam R$ 100 a outro investigado para que ele engajasse, ou seja, divulgasse amplamente, os anúncios pela rede social pessoal. Apesar da confissão, um deles não se manifestou à polícia.
Os sorteios eram cadastrados por meio de uma plataforma digital e como prêmio, o grupo oferecia carros, motos, celulares e quantias em dinheiro. Segundo a Polícia Civil, era usada uma estratégia conhecida como ‘casadinha’, em que quem comprava mais rifas também ganhava dinheiro.
O inquérito que indicia três suspeitos por loteria não autorizada e lavagem de dinheiro foi encaminhado para ao Poder Judiciário. As investigações contra dois dos suspeitos seguem em Araguaína.
Em 2023, a Polícia Civil registrou oito boletins de ocorrência relacionados a loteria não autorizada no Tocantins, segundo estatística gerais do portal da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O sorteio de rifas, conforme alertou a 2ª Delegacia Especializada de Repressão às Infrações de Menor Potencial Ofensivo de Palmas (2ª Deimpo), só é autorizado pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap). Para a realização desse tipo de sorteio, que deve ter como fim a filantropia, é preciso requerer autorização junto à Secap. Ainda será preciso fazer uma prestação de contas por parte da entidade que receber a quantia sobre o valor arrecadado.
Por isso, quem quiser fazer denúncia sobre a prática de rifas digitais podem procurar 2ª Deimpo em Palmas através do telefone (63) 3571-8266.