Desde a segunda quinzena de 2023, os 700 alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Sávia Fernandes, localizada no setor Bela Vista, em Palmas, participam das atividades do Projeto Aprova Brasil que visam o desenvolvimento de competências socioemocionais, além do reforço em leitura e Matemática. Para auxiliar estudantes das séries iniciais no controle das emoções, o projeto apresenta uma turma de mascotes representando estados que podem ser alcançados pelas crianças: foco, estabilidade, engajamento, coragem e alegria.
Os livros trazem uma mascote para cada ano, em papel cartonado, para os alunos montarem. Elas também aparecem nas páginas dos simulados, no momento da prova. O objetivo é acompanhar as crianças em diversos momentos da aprendizagem, proporcionando descontração e celebrando conquistas na escola e na vida.
A supervisora pedagógica Regina Schmidt explica que cada mascote tem em si os dois polos da emoção. Representam e tratam de forma lúdica e natural a possibilidade de oscilação do estado emocional. “As emoções e o engajamento afetam diretamente o processo de aprendizagem. Mais que um recurso pedagógico, as mascotes têm o objetivo de fortalecer a autoestima. São motivadoras de conversas sobre sentimentos e atitudes que as crianças trazem para a vida escolar. Cada mascote tem seus pontos fortes e fracos que são abordados em rodas de conversas favorecendo um ambiente de acolhimento, onde as crianças podem expressar suas emoções e medos, perceber seus sentimentos e nomeá-los”, esclarece.
Acerca dos resultados do projeto, Regina explica que ao final deste mês será inserido na plataforma o simulado dois. Após comparação com o simulado um, será possível mensurar a evolução dos alunos, identificando onde se apresenta melhor desempenho e dificuldades para planejar as novas estratégias de intervenção. “Porém, nas aulas regulares, já podemos notar um progresso quanto a leitura e interpretação de textos e nos descritores de Matemática que são exigidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”.
Aprova Brasil
O Aprova Brasil é um projeto de intervenção direcionada que se apoia em recursos impressos e digitais para trabalhar as competências e habilidades exigidas em avaliações externas, como o Saeb.
É composto de volumes de Língua Portuguesa e Matemática para cada ano do Ensino Fundamental, com um conjunto de lições e simulados que, além de familiarizar os alunos com os modelos das avaliações oficiais do Saeb, trazem informações relevantes sobre sua aprendizagem.
Também tem como objetivo auxiliar professores e gestores no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações oficiais do Saeb para os segmentos de Ensino Fundamental. Os livros também servem como material de apoio no processo de reforço e recuperação dos alunos, para minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem das crianças.