
Na busca por melhoria e eficiência às unidades hospitalares sob sua gestão, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde (SES-TO), desenvolve projetos e ações para reduzir a superlotação na urgência e emergência. O Hospital Regional de Araguaína (HRA) é beneficiado por projetos do Ministério da Saúde (MS), com apoio do Hospital Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa -SP, Moinhos de Vento e Hospital do Coração (HCor), hospitais de excelência no país. Os profissionais que atuam na unidade também foram contemplados com especialização e capacitações.
Das ações que estão ocorrendo na unidade uma delas é o ‘Lean nas Emergências’, um projeto executado de forma colaborativa pelos hospitais a Beneficência Portuguesa (BP), de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) para reduzir a superlotação nas urgências e emergências da unidade.
“Para quem tá na porta de entrada, a implantação desses protocolos fizeram muita diferença no atendimento e no fluxo de pacientes, agora estamos conseguindo uma maior agilidade no atendimento desse paciente que resulta no desafogamento do setor e agilidade na alta do paciente, o que consequentemente gera um atendimento de mais qualidade”, ressalta a enfermeira do pronto socorro, Elizabeth Karoline Miranda Rocha.
Uma das beneficiadas com as alterações na rotina de atendimento foi a paciente Deusina Barcellos. “Minha mãe tá quase recuperada e viemos aqui para a internação, que é muito melhor, menos pacientes, banheiro no quarto, graças a Deus eu agradeço todo dia por colocar a gente aqui”, afirma a acompanhante da paciente, Creusa Barcellos coelho.
A diretora geral do HRA, Wal França relata que o HRA recebia diariamente uma média 90 pacientes no Pronto Socorro (PS) e, após o início do projeto Lean, com melhoria nos fluxos de trabalho, otimização dos espaços, recursos, insumos, e classificação de risco, a unidade recebe cerca de 20 pacientes/dia. "O PS agora trabalha com pacientes do seu perfil assistencial, os casos mais leves são orientados a procurar os demais pontos da rede assistencial do SUS, isso dá rotatividade nos leitos e desafoga a unidade . Atualmente a Unidade está com taxa de ocupação de 87% para leitos clínicos e 95% para Unidades de Tratamento Intensivo”.
HCor
HRA também trabalha com o projeto ‘Hospital Seguro para a pessoa Idosa’, para o triênio 2021-2023, com objetivo de qualificar o atendimento ao paciente idoso no sistema de saúde pública, para redução de complicações comuns a esta parcela da população, como quedas, lesão por pressão, broncoaspiração, delirium, contenção mecânica, desnutrição, declínio funcional, permanência prolongada, reinternação precoce e morte evitáveis.
Capacitações
Outra ação do Governo do Tocantins é a capacitação dos profissionais de saúde. Na unidade, cerca de 30 profissionais participam de curso de pós-graduação, com a Especialização em Sistemas Operacionais.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Andreia Teixeira, em 2022 foram realizadas 2.881 capacitações, atendendo coordenadores de alas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e servidores de diversos setores. "É muito importante este trabalho em conjunto das equipes. Atualiza os conhecimentos já adquiridos pelos profissionais e identifica situações e problemas que podem ser melhorados. Outro ponto é a formação de multiplicadores em diversos temas”.