Quarta, 24 de Junho de 2026
22°C 35°C
Augustinópolis, TO
Publicidade

Prefeitura reúne gestores educacionais para construção de protocolo unificado contra bullying nas escolas de Palmas

Reunião intersetorial realizada nesta quinta-feira, 4, debateu diretrizes para enfrentamento e prevenção ao bullying, como promoção de uma cultura ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
04/09/2025 às 18h04
Prefeitura reúne gestores educacionais para construção de protocolo unificado contra bullying nas escolas de Palmas
Diretores, superintendentes, psicólogos e assistentes sociais discutem protocolo contra bullying e suas derivações – Foto: Semed

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), segue com ações intersetoriais de promoção da cultura da paz e de combate às diferentes formas de violência no ambiente escolar. Nesta quinta-feira, 4, representantes das Superintendências de Educação Inclusiva e Gestão Escolar, Diretorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental, psicólogos e assistentes sociais reuniram-se na sede da Semed para a consolidação do Protocolo Institucional de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying.

O encontro teve como objetivo principal alinhar as contribuições intersetoriais para a construção coletiva do documento, que servirá como diretriz para todas as unidades de ensino da rede municipal. Conforme a Semed, o protocolo fortalece as ações de prevenção, estabelecendo fluxos de acolhimento às vítimas e agressores, além de definir encaminhamentos adequados para casos de bullying e cyberbullying.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a reunião, a superintendente de Educação Inclusiva, Francisca Vera Alves, destacou a importância da integração entre os diferentes níveis de ensino para garantir que o protocolo seja abrangente e eficaz. “A participação de toda a equipe multidisciplinar da Semed é fundamental para assegurar representatividade e efetividade nas ações propostas. Acreditamos que o protocolo é um instrumento essencial para garantir um ambiente seguro, saudável e, principalmente, de respeito entre estudantes, professores e a comunidade escolar.”

Base legal

O documento em construção demanda abordagem multidisciplinar e educativa para promover a cultura de paz, respeito e tolerância no ambiente estudantil. O protocolo também segue todas as normativas no âmbito federal preconizadas pelo Ministério da Educação (MEC), como o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, Cultura de Paz como Dever da Escola, Criminalização do Bullying e Cyberbullying e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Continua após a publicidade
Anúncio

Texto: Taygo Mello

Edição: Juliana Matos

Reunião de alinhamento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 4, na sede da Semed - Foto: Divulgação
Reunião de alinhamento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 4, na sede da Semed - Foto: Divulgação
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Augustinópolis, TO
28°
Parcialmente nublado
Mín. 22° Máx. 35°
29° Sensação
0.4 km/h Vento
54% Umidade
20% (0.15mm) Chance chuva
06h20 Nascer do sol
18h07 Pôr do sol
Quinta
34° 21°
Sexta
35° 22°
Sábado
33° 21°
Domingo
33° 24°
Segunda
35° 21°
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,739,44 +0,46%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade