O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), entregou nesta segunda-feira, 14, na sede Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Palmas, camionetes do modelo Mitsubishi L200 Triton para 57 municípios tocantinenses, além de cinco veículos para a Polícia Civil e dois para a Polícia Penal, totalizando 64 camionetes do mesmo modelo.
Os veículos foram adquiridos com emendas parlamentares da bancada federal, um investimento de cerca de R$ 20 milhões. “Nós temos alegria em trabalhar junto com a bancada federal que é parceira, busca recursos para os nossos municípios e está sempre atenta ao que é relevante e necessário. Investir em segurança pública é fundamental para um estado que quer atrair investidores, por isso quero agradecer aos congressistas pela parceria e empenho em investir no nosso estado”, destacou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, ressaltou que na última sexta-feira, 11, foi publicado o Decreto Nº 6.856/24 que institui a Rede Integrada de Proteção à Mulher. “A criação da rede possibilitará que as políticas públicas cheguem a quem precisa. Hoje[segunda-feira,14], com o repasse desses veículos, os prefeitos estão firmando o compromisso de fazer parte desta rede integrada e de participar desse enfrentamento, usando essas camionetes para atender mulheres vítimas de violência”, pontuou.
A senadora Professora Dorinha informou que a bancada já está trabalhando para adquirir mais veículos para atender os demais municípios tocantinenses. “Outras ações virão para fortalecer a rede. São veículos adquiridos exclusivamente com recursos da bancada federal para que os municípios possam fazer um trabalho integrado à rede, que será comandada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, mas todos estarão envolvidos na proteção às nossas mulheres”, salientou.
“Essas camionetes vão fazer a diferença em cada município. Vamos, juntos, trabalhar em parceria, a Rede Integrada e o Comitê Gestor do Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios, para construir um estado ainda melhor para todas as mulheres”, evidenciou a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa.
Municípios
Foram contemplados os municípios de Alvorada, Angico, Araguacema, Araguaína, Axixá do Tocantins, Barra do Ouro, Barrolândia, Bom Jesus do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Cariri, Carmolândia, Colinas do Tocantins, Conceição do Tocantins, Couto Magalhães, Cristalândia, Crixás, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Goianorte, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itaguatins, Itaporã, Jaú do Tocantins, Juarina, Lagoa da Confusão, Lizarda, Luzinópolis, Maurilândia, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Monte Santo, Nova Olinda, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pequizeiro, Porto Nacional, Pugmil, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Fé do Araguaia, Santa Maria do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Taipas do Tocantins, Talismã, Tocantinópolis, Tupirama, Tupiratins, Wanderlândia e Xambioá.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, agradeceu o empenho da bancada federal e do Governo do Tocantins em adquirir os veículos para reforçar o enfrentamento da violência contra a mulher nos municípios. “Com essas camionetes, o socorro chegará mais rápido a quem precisa, teremos uma rede local fortalecida e integrada à rede estadual”, expressou.