Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
21°C 29°C
Augustinópolis, TO
Publicidade
Anúncio

Hospital Regional de Araguaína realiza terceira captação de múltiplos órgãos de 2022

Esta é a 14ª doação de órgãos realizada no Estado, neste ano, e ocorreu graças aos familiares que disseram sim à continuação da vida

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
15/12/2022 às 10h35
Hospital Regional de Araguaína realiza terceira captação de múltiplos órgãos de 2022
Terceira captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Araguaína, neste ano - Foto: Elder Silva/Governo do Tocantins

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) realizou nessa quarta-feira, 14, a terceira captação de múltiplos órgãos, em 2022. A ação foi realizada graças à autorização de familiares do paciente de 47 anos, diagnosticado com hemorragia subaracnóidea e morte encefálica. Na ocasião foram captados os dois rins e o fígado. Esta é a 14ª doação de múltiplos órgãos realizada no Tocantins, neste ano.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), Marília Batista Ribeiro, "a ação é um gesto de empatia e amor ao próximo, respeito à vida, que é capaz de mudar a história daqueles que dependem do transplante”.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Digam sim em vida aos seus familiares e sejam doadores de órgãos e tecidos para transplantes. A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo e podesalvar até oito vidas. Agradeço a nossa equipe composta por enfermeiros e psicólogos e ao apoio dos diretores e equipes multiprofissionais do HRA, Secretaria de Estado da Saúde e Central de Transplantes, além do apoio daGuarda Municipal e Polícia Militar”,complementa o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRA, Claudivan de Abreu.

Para a enfermeira do CIHDOTT/HRA, Luna Baum, o papel da equipe é viabilizar todo o processo e diagnóstico, principalmente, acolhendo os familiaresdando a oportunidade de transformar o que seria um ponto final, em uma continuidade da vida.

Para se tornar doador é necessário que a família tenha conhecimento da vontade do paciente, uma vez que a mesma autoriza a captação dos órgãos. A autorização deve ser concomitante ao quadro de morte encefálica, ou seja, quando ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro, neste cenário os órgãos permanecem ativos por um curto período de tempo, o que permite então a captação para que sejam remetidos aos receptores.

Continua após a publicidade
Anúncio

Serviço

O Tocantins possui uma Central de Transplantes (CETTO) credenciada pelo Ministério da Saúde desde 2012, e que possui como principal função a gestão de todos os processos que envolvem doação e transplante no Estado do Tocantins. O Estado possui CIHDOTT no HRA e no Hospital Geral de Palmas (HGP).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários