Quinta, 19 de Setembro de 2024 19:20
63 93300-8707
Meio Ambiente Tocantins

Governo do Tocantins participa da capacitação no plano de recuperação de áreas degradadas

Capacitação é realizada pelo Comitê das Bacias dos rios Lontra e Corda e oferece atividade em campo, com visita técnica; dinâmicas de grupo e oficina de construção de projetos

14/12/2022 11h40
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Capacitação do CBH dos rios Lontra e Corda reuniu os participantes na visita técnica de avaliação do Ribeirão dos Porcos - Foto: Divulgação
Capacitação do CBH dos rios Lontra e Corda reuniu os participantes na visita técnica de avaliação do Ribeirão dos Porcos - Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), acompanha a capacitação ‘Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad)’ realizada pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda (CBHRLC) para membros e colaboradores do colegiado. O segundo dia do encontro, ocorreu nessa terça-feira, 13, com apresentação de palestras de especialistas, na Câmara Municipal de Ananás.

No primeiro dia da capacitação, a atividade prática reuniu os participantes na visita técnica ao Ribeirão dos Porcos, que teve o objetivo de promover a avaliação de impactos ambientais, para o planejamento da restauração florestal.

Continua após a publicidade
Anúncio

O presidente do CBH dos rios Lontra e Corda, Mário Roberto Barros Rocha, frisa que a capacitação tem o objetivo de promover o empoderamento do Comitê, na atuação dos projetos de recuperação de áreas degradadas e na gestão dos recursos hídricos da bacia. "Essa capacitação traz o conhecimento especializado, que pode alavancar os resultados no nosso Comitê”, destaca o presidente.

A gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro, relatou que, além da atividade em campo e das dinâmicas de grupo, um momento importante foi a oficina de construção de propostas de recuperação de áreas degradadas. "As capacitações dos comitês têm oferecido uma programação muito rica e essa do CBH dos rios Lontra e Corda trouxe uma importante discussão com alto nível de conhecimentos dos professores e técnicos participantes, em relação ao tema abordado”, afirmou a gerente.

O engenheiro Florestal daSemarh, JoãoNoleto, tem oferecido orientações técnicas de manejo de sementes e produção de mudas de espécies do Cerrado, nos viveiros dos Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (CRADs) instalados no Estado. “O atual ciclo de produção do CRAD de Araguatins será destinado a atender a demanda de mudas que serão utilizadas na execução do plano de recuperação de áreas degradadas desta bacia. O saldo restante será distribuído nas demais atividades do Comitê”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com essa capacitação se encerra a agenda de treinamentos dos comitês de bacias hidrográficas do Tocantins em 2022.

CBHRLC

Fazem parte do Comitê das Bacias dos Rios Lontra e Corda, os municípios de Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica constituem o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público. O CBH é o fórum em que um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum – o uso d’água na bacia.

Governo do Tocantins participa da capacitação no plano de recuperação de áreas degradadas
Especialistas apresentaram palestras na capacitação ‘Plano de Recuperação de Áreas Degradadas’, realizada pelo CBH dos rios Lontra e Corda - Divulgação
Governo do Tocantins participa da capacitação no plano de recuperação de áreas degradadas
Visita técnica ao Ribeirão dos Porcos teve o objetivo de promover a avaliação da área para o planejamento da restauração florestal - Divulgação
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.