Segunda, 16 de Fevereiro de 2026
21°C 29°C
Augustinópolis, TO
Publicidade
Anúncio

Governo do Tocantins chama atenção para os riscos de intoxicação no Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos

Neste ano, foram notificados 233 casos de intoxicação por agrotóxicos em todo o Tocantins

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
05/12/2022 às 11h35
Governo do Tocantins chama atenção para os riscos de intoxicação no Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos
Maioria das intoxicações registradas no Tocantins são por agrotóxicos de uso agrícola - Foto: Lenito Abreu/Governo do Tocantins

No dia 3 de dezembro é lembrado como o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos. A data chama a atenção para os riscos de contaminação da população e do meio ambiente. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que em 2022, foram notificados 233 casos de intoxicação por agrotóxicos, sendo que destes, 97 foram de intoxicações por agrotóxicos de uso agrícola.

Com o intuito de fortalecer o Sistema de Gestão de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, a SES-TO elaborou, em 2013, o Plano Estadual de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). “Este documento já foi aprovado em CIB e encontra-se em fase de revisão. Ele traz orientações para que os municípios, através de implantação de Planos Municipais, tenham autonomia técnico-gerencial para identificar os problemas e desenvolver as ações de vigilância e promoção da saúde que minimizem ou eliminem os impactos causados pela exposição aos agrotóxicos, sejam eles de uso agrícola, doméstico, saúde pública, produto veterinário e raticida”, afirmou o diretor de Vigilância em Ambiental e Saúde do Trabalhador, Sérgio Luís de Oliveira Silva.

Continua após a publicidade
Anúncio

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que são registradas 20 mil mortes por ano, devido ao consumo de agrotóxicos. Segundo a organização os públicos mais afetados são: osagricultores e trabalhadores das indústrias de agrotóxicos, que sofrem diretamente os efeitos dos agrotóxicos durante a manipulação e aplicação; a populaçãoque está suscetível a exposições múltiplas a agrotóxicos, por meio de consumo de alimentos e água contaminados e gestantes, crianças e adolescentes, devido às alterações metabólicas, imunológicas e hormonais presentes nesse ciclo de vida.

Ações pontuais

Dentre as ações de Vigilância em Saúde relacionadas aos agrotóxicos no Estado do Tocantins estão: elaboração e aprovação do Plano Estadual de Vigilância em Saúde de Populações Exposta a Agrotóxicos; elaboração e implementação do Plano de Monitoramento de Agrotóxico na Água de Consumo Humano e Plano de Amostragem para coleta de água de consumo humano para análise de agrotóxicos; assessoria aos municípios para implantação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) em municípios prioritários e capacitação para identificar, notificar, investigar e monitorar os casos de intoxicações por agrotóxicos para médicos, enfermeiros e técnicos da vigilância dos municípios.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários