Segunda, 24 de Junho de 2024 01:41
63 93300-8707
Cultura Tocantins

Em Paraíso, projeto contemplado pelo Governo do Tocantins realiza oficina de produção e edição de vídeos com o celular nesta quinta-feira, 23

Projeto oferece qualificação gratuita para turmas de até 20 pessoas

23/05/2024 15h55
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
F1-Elton Abreu iniciou sua carreira como montador, colorista e motion designer-Foto Divulgação.jpg
F1-Elton Abreu iniciou sua carreira como montador, colorista e motion designer-Foto Divulgação.jpg

Contemplado no edital Audiovisual Tocantins 2023, o projetoCircuito de Oficinas de Produção e Edição de Vídeos com o Celularocorre em Paraíso, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), nesta quinta-feira, 23, das 14 às 18 horas. A iniciativa foi selecionada no módulo II da categoria de Capacitação e recebeu o recurso de R$ 50 mil para levar uma qualificação gratuita a pessoas de todos os níveis de conhecimento em produção audiovisual.

A ação já ocorreu na capital Palmas, no último dia 11, e no dia 16 em Araguaína, sob a coordenação do videomaker Elton Abreu, proprietário da empresa proponente, a Abreu 3D. Com aulas práticas e teóricas, os participantes aprenderão a criar, filmar e editar vídeos de alta qualidade, usando apenas o celular. As turmas são de até 20 pessoas, com uma carga horária total de 32 horas-aula, sendo oito horas por cidade.

De acordo com o organizador da oficina, o projeto surgiu da percepção da importância crescente da produção de conteúdo audiovisual e da necessidade de qualificar pessoas em habilidades de produção e edição de vídeos. “A proposta é tornar a produção de vídeos acessível a todos, utilizando apenas um dispositivo que já faz parte do cotidiano de milhões de pessoas: o celular. Com o avanço da tecnologia, os celulares se tornaram verdadeiras ferramentas de criação, permitindo capturar momentos, contar histórias e transmitir mensagens de forma rápida e eficaz”, pontuou Elton.

O videomaker comentou ainda que a expectativa do projeto é promover a expressão criativa, a alfabetização digital e a produção de conteúdo acessível. Além disso, a ação prevê capacitar os inscritos a contarem suas histórias de maneira visualmente envolvente, por meio do smartphone. "Esse projeto é importante na cena cultural tocantinense porque democratiza o acesso à produção audiovisual, capacitando pessoas de todas as esferas e regiões a contar suas histórias de forma visualmente atraente. Além disso, ao promover a alfabetização digital e a produção de conteúdo acessível, o projeto contribui para o desenvolvimento cultural e tecnológico da região", defendeu.

Metodologia

As aulas incluem introdução à produção de vídeo com smartphones; técnicas de filmagem, incluindo enquadramento, iluminação e estabilidade; uso de aplicativos de edição de vídeo em smartphones; exercícios práticos de filmagem e edição; desenvolvimento de um projeto de vídeo final; compartilhamento de vídeos em plataformas online; aplicativos úteis para captação e edição fácil de vídeos.

A metodologia das oficinas abrange desde noções básicas de produção audiovisual até técnicas avançadas de edição. Além das aulas práticas e presenciais, os alunos receberão mentoria em um grupo de WhatsApp para tirar dúvidas durante seis meses após a realização das oficinas.

Conheça o proponente

Elton Abreu é natural de São Paulo (SP) e reside no Tocantins há quase 20 anos. O artista iniciou sua carreira como montador, colorista e motion designer e, após alguns cursos em São Paulo, começou a atuar também como filmmaker e diretor de fotografia. O proponente também atuou na equipe de gravação e edição de trabalhos como:Menina Bonita de Trança; João e Maria - Uma Aventura no Cerrado; os documentáriosRealeza; O Diário de Ana; e Vida de Ator com Nival Correia;e a sérieCine Teatro Tocantins.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augustinópolis, TO
Atualizado às 23h01
25°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

25° Sensação
1.4 km/h Vento
49% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 21° Máx. 34°

Chuvas esparsas
Amanhã (26/06)

Mín. 20° Máx. 35°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio