Segunda, 24 de Junho de 2024 00:09
63 93300-8707
Cultura Tocantins

Projeto contemplado em Edital do Governo do Tocantins busca difundir a literatura de cordel no Bico do Papagaio

Oficinas buscam atingir cerca de 100 professores da rede pública

23/05/2024 14h41
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Ao todo serão cinco oficinas na região do Bico do Papagaio - Foto: Divulgação
Ao todo serão cinco oficinas na região do Bico do Papagaio - Foto: Divulgação

O projetoOficinas de literatura de cordel na região do Bico do Papagaioé um dos contemplados pelo edital Artes Tocantins 2023 lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), no valor de R$ 10 mil no módulo I da categoria Linguagens Artísticas - Literatura.

As oficinas são voltadas para professores da educação básica de escolas públicas em Araguatins, Tocantinópolis, Augustinópolis, Buriti do Tocantins e Ananás. O objetivo é que o conteúdo possa ser replicado em sala de aula, difundir e valorizar a literatura de cordel.

Dessa forma, a proposta é fomentar o interesse e a importância da literatura de cordel como ferramenta de ensino. O gênero literário popular é de grande relevância e tem raízes mais profundas no nordeste brasileiro e apesar da proximidade geográfica, ainda é pouco difundida, lida e escrita no Tocantins. As oficinas buscam atingir cerca de 100 professores da rede pública.

“Acredito que o cordel enquanto arte tradicional da cultura popular é importantíssimo na representação de nossa identidade regional. Penso que esta ação pode ajudar a dar maior visibilidade ao nosso cordel, produzido por tocantinenses”, diz o proponente e cordelista Giano Guimarães.

Ao todo serão cinco oficinas na região do Bico do Papagaio. Sendo que duas já foram realizadas em Tocantinópolis (27/04) e Araguatins (16/05). As próximas serão em Augustinópolis, Ananás e Buriti do Tocantins, com datas a definir.

Sobre o proponente

Giano Guimarães é poeta e cordelista, graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e especialista em Informática na Educação. Hoje trabalha como servidor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), onde também desenvolve projetos de extensão na área de literatura de cordel. Autor de três livros de poesia, sendo o mais recentePoesia é alívio(2022), Giano também se destaca pela produção de cordéis, com mais de 50 títulos publicados em formato impresso e digital.

Continua após a publicidade
Anúncio
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augustinópolis, TO
Atualizado às 23h01
25°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

25° Sensação
1.4 km/h Vento
49% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 21° Máx. 34°

Chuvas esparsas
Amanhã (26/06)

Mín. 20° Máx. 35°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio