Terça, 17 de Fevereiro de 2026
22°C 28°C
Augustinópolis, TO
Publicidade
Anúncio

Saúde chama a atenção para o Dia Nacional de Combate à Tuberculose

Enfermidade tem tratamento que dura, no mínimo, seis meses e é ofertado gratuitamente no Sistema Único de Saúde

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
17/11/2022 às 15h55

No dia 17 de novembro, celebra-se o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. A data alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para a prevenção da enfermidade que mais ocasiona óbitos em todo o mundo. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que, em média, são registrados 70 mil novos casos, por ano, no Brasil.

No Tocantins, dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) mostram que houve um crescimento nas notificações da doença.Em 2020, foram registrados 187 casos e 256 em 2021.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Temos desenvolvido ações para o fortalecimento das estratégias de prevenção e controle da doença, além do monitoramento dos casos em tratamentos especiais paratuberculosepelo Sistema de Informação de Tratamentos Especiais deTuberculose”, esclareceu a técnica da área daTuberculose, da SES/TO, Werenna Alves Moura.

A tuberculose

Atuberculoseé umadoençade transmissão aérea e pode ser contraída pelo contato com bactérias presentes em partículas lançadas ao ar durante a fala, espirro ou tosse de pessoas infectadas.

Continua após a publicidade
Anúncio

A tuberculose pode ser detectada por testes comuns como radiografia torácica (exame disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde) e possui como principais sintomas períodos prolongados de tosse, dores ao tossir, febre, perda de peso, fadiga e, muitas vezes, a presença de sangue na boca ao tossir.

Apesar da alta taxa de letalidade, é importante frisar que a enfermidade tem tratamento, sendo que o mesmo dura, no mínimo, seis meses e é totalmente gratuito no SUS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários