Sexta, 22 de Novembro de 2024 00:09
63 93300-8707
Saúde Tocantins

Governo do Tocantins bate novo recorde com 1.448 cirurgias eletivas realizadas em abril

Quantidade foi 13% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram atendidas 1.274 pessoas

06/05/2024 12h17
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Procedimentos ocorrem em hospitais estaduais, municipais e contratualizados da rede privada - Foto: Saúde/Governo do Tocantins
Procedimentos ocorrem em hospitais estaduais, municipais e contratualizados da rede privada - Foto: Saúde/Governo do Tocantins

Proporcionar qualidade de vida e bem-estar à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), com a restauração da saúde. Esta é a meta do Governo do Tocantins, que nos últimos dois anos tem batido recordes na realização de cirurgias eletivas. Em abril de 2024, mais uma marca foi superada, com a realização de 1.448 procedimentos, 13% a mais que no mesmo período do ano passado, quando foram feitas 1.274. Os procedimentos ocorrem na rotina hospitalar das unidades geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH - Cirúrgico), mais conhecido comoOpera Tocantins,nos convênios com os municípios e através de hospitais privados contratualizados.

Todas as pessoas beneficiadas aguardavam na fila de espera do Centro Estadual de Regulação (CER), como a paciente Taís Souza Freitas, que fez a cirurgia de amigdalectomia no Hospital Regional de Paraíso (HRP), e relatou como foi o procedimento. “O sentimento foi de alívio, porque aguardei por mais de dois anos pela cirurgia de retirada das amídalas. Foi uma espera muito ansiosa, sofrendo constantemente com as complicações das amídalas. Mas agora estou pronta para uma nova vida".

Continua após a publicidade
Anúncio

Em Guaraí, Dayane Costa de Sousa fez uma cirurgia no Hospital Regional (HRGUA). “Fui surpreendida positivamente pelo atendimento do hospital. Graças a Deus, eu tive uma cirurgia muito tranquila. Fui bem atendida por todas as enfermeiras, e o médico Adriano me tratou super bem, eu vi o cuidado dele, me explicou detalhadamente o que seria feito na minha cirurgia. Quero agradecer ao hospital por ter tido esse cuidado comigo, não tenho nada que reclamar, só tenho que elogiar e agradecer. Foram enfermeiras enviadas por Deus e o doutor também foi enviado por Deus”, contou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “os números têm mostrado a cada mês que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, tem se envolvido no projeto do Governo do Tocantins que é a realização das cirurgias eletivas. Por isso, agradecemos a cada servidor e servidora que ouviu o chamamento do governador Wanderlei Barbosa e tem se empenhado diariamente para que mais vidas sejam transformadas por meio destes procedimentos”, afirmou.

Destaques

Continua após a publicidade
Anúncio

Dentre as unidades hospitalares geridas pela SES-TO, que mais se destacaram em crescimento no número de eletivas, comparado os meses de abril de 2023 e 2024 estão: o Hospital Regional de Gurupi com 354% (de 24 para 109); Hospital Regional de Miracema com 217% (de 40 para 127); Hospital Regional de Dianópolis com 119% (de 21 para 46) e Hospital Regional de Araguaína com 82% (de 73 para 133).

Segundo o diretor-geral do HRG, Fernando Bezerra, “as cirurgias eletivas são importantes porque contribuem com a qualidade de vida dos pacientes que estão aguardando, diminuindo assim o adoecimento referente às patologias que causam as necessidades cirúrgicas. A realização dessas cirurgias trouxeram benefícios, pois diminuíram significativamente a quantidade de pessoas que aguardavam em fila, trazendo conforto e mais saúde a esses pacientes”.

Dados

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já retirou quase 36 mil pessoas da fila de espera por cirurgias eletivas. Do total, 18.074 foram em 2023 e neste ano já ocorreram 5.953.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.