Quinta, 19 de Setembro de 2024 19:41
63 93300-8707
Meio Ambiente Tocantins

Meio Ambiente alerta para fim do prazo da Consulta Pública sobre regionalização do saneamento básico

Prazo para participação na Consulta Pública da minuta do Projeto de Lei da Regionalização do Saneamento Básico termina às 23h59 do próximo dia 18 de novembro

11/11/2022 13h40
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
População pode enviar sua contribuição até as 23h59 da próxima sexta-feira, 18 - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
População pode enviar sua contribuição até as 23h59 da próxima sexta-feira, 18 - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins

A água tratada e o esgotamento sanitário beneficiam a saúde e a qualidade de vida da população, bem como o desenvolvimento sustentável e a atração de empreendimentos para uma região. No Tocantins, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informa nesta sexta-feira, 11, que resta uma semana para que, pessoas físicas e jurídicas, participem da Consulta Pública da minuta do Projeto de Lei da Regionalização do Saneamento Básico, que termina às 23h59 da próxima sexta-feira, 18 de novembro.

O secretário em exercício da Semarh, Aldo Azevedo, ressalta que o Plano de Saneamento é responsabilidade dos municípios, mas a insuficiência de recursos próprios torna a elaboração e execução de projeto, o imenso desafio para os gestores municipais, especialmente das pequenas cidades. Aldo Azevedo lembra que a universalização desses serviços é pauta prioritária do Novo Marco Legal do Saneamento brasileiro, que tem a meta de alcançar 99% da população com o serviço de água tratada e 90% dos habitantes, com o serviço de esgotamento sanitário, até 2033, portanto é importante que a população participe da consulta pública.

Continua após a publicidade
Anúncio

O diretor de Planejamento de Saneamento Ambiental da Semarh, Cláudio Carneiro Santana Junior, reitera que a Consulta Pública segue aberto e acesso ao formulário de participação, a minuta do Projeto de Lei, a Justificativa Técnica, entre outros documentos estão disponíveis no site da Semarh. Segundo Cláudio Carneiro esses documentos apresentam a descrição dos estudos técnicos que resultaram na proposta de Arranjo Regional para o Estado.

Representando a Secretaria de Parcerias e Investimentos no Grupo Técnico de Trabalho, o diretor de Gestão e Projetos da Tocantins Parcerias, Edson Cabral, pontua que após o encerramento da consulta, ocorrerá a análise técnica das sugestões e a divulgação em 15 dias úteis. Consolidado, o Projeto de Lei segue para a Casa Civil e para a Assembleia Legislativa. Com a aprovação e sanção da lei, será iniciada a fase de adesão facultativa dos municípios, com prazo para confirmação ou não, até março de 2023.

Para participar da Consulta Pública, basta o interessado seguir um passo a passo simples: Primeiro acesse o formulário da Consulta Pública através do site da Semarh ou diretamente no linkhttps://forms.gle/k9NSAsm25CM7VxHm7;depois confirme sua identificação com o próprio e-mail e senha; em seguida preencha os campos disponíveis; na sequência clique no botão de confirmação do envio.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em caso de dúvida, a Diretoria de Planejamento de Saneamento Ambiental da Semarh se coloca à disposição no telefone (63) 3218-7671 ou via e-mailsemarh.dpa@gmail.com.

Proposta de Regionalização

Para os municípios do Tocantins, o modelo que se destacou com maior viabilidade sustentável e financeira propõe a estruturação de três Unidades Regionais de Saneamento Básico (URAEs), sendo URAE 1: 47 municípios e a BRK Ambiental, URAE 2: 54 municípios, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e a Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); e URAE 3: 38 municípios, a Hidroforte Saneamento e a Sanorte - Saneamento Ambiental.

Estimativa recente do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) aponta a necessidade de um aporte na ordem de R$ 900 milhões, para investimento e alcance de todos os municípios do Tocantins.

Grupo Técnico de Trabalho

No Tocantins, são integrantes do Grupo Técnico de Trabalho, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinfra), Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan) e Secretaria de Parcerias e Investimento (SPI); além dos representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e da empresa Siglasul, consultoria contratada por esse ministério.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.