Sexta, 22 de Novembro de 2024 03:09
63 93300-8707
Saúde Tocantins

HGP capacita servidores e voluntários como brinquedistas em serviço de saúde

Curso objetiva formar profissionais para atuarem nos serviços de saúde do Tocantins

24/04/2024 12h28
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Objetivo é formar profissionais capacitados para trabalharem como brinquedistas em Unidades de Saúde - Foto: Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins
Objetivo é formar profissionais capacitados para trabalharem como brinquedistas em Unidades de Saúde - Foto: Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

Com o objetivo de formar profissionais capacitados para trabalharem como brinquedistas de Unidades de Saúde, o Hospital Geral de Palmas (HGP) deu início, na segunda-feira, 22, ao curso deFormação de Brinquedista em Serviço de Saúde. A atividade é de responsabilidade dos Núcleos de Educação Permanente (NEP) e do setor de Humanização e segue até a sexta-feira, 26.

O brinquedista é um profissional que estuda e compreende a função lúdica, cria e promove melhores condições para um brincar de qualidade. No ambiente hospitalar faz grande diferença e ameniza o impacto da dor e hospitalização.

Segundo a psicóloga, brinquedista e supervisora da brinquedoteca, Vanessa Flores Lima Braune, a capacitação tem o objetivo de garantir o direito de brincar das crianças internadas. “Serão ofertadas aulas teóricas e práticas sobre a brinquedoteca em unidades de saúde, a Política Nacional de Humanização (PNH), tipos e materiais dos brinquedos utilizados em uma brinquedoteca em ambientes de saúde, cuidado e higienização de brinquedos e artigos lúdicos. Ser um profissional da saúde que interage com a criança por meio do lúdico é um diferencial, que vai atingir o paciente, ajudando-o a cooperar no seu próprio tratamento, vendo a equipe de saúde como aliada”.

A fisioterapeuta do Pronto Socorro pediátrico, Katielle Lopes de Paiva, é uma das servidoras que está participando do curso e comentou que “a brinquedoteca é um ambiente de extrema importância tanto para as crianças quanto para os acompanhantes. O brincar tem a função de tornar o processo de hospitalização menos traumático possível para ambos, facilitando também o acesso da equipe multiprofissional”, salientou.

A capacitação

O projeto do curso foi aprovado pelo Comitê de Regulação de Processos Educacionais em Saúde (CREPS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), com a formação de duas turmas de 20 alunos, carga horária de 30 horas e certificação da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus). A primeira turma participou do curso em novembro de 2023, e a segunda está ocorrendo em abril de 2024.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.