Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas
Nesta quarta-feira, 09, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), em parceria com o Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), promoveu uma tarde de conscientização sobre o trânsito no Parque Mutuca. A ação, com o tema “Trânsito também é coisa de criança”, teve como objetivo educar e orientar os pequenos sobre a importância de respeitar as regras de trânsito, especialmente no que diz respeito à faixa de pedestres e sinalização.
Durante o evento, a pedagoga do Detran, Janeides Lucena, repassou orientações de forma lúdica, reforçando a importância de ensinar as crianças desde cedo sobre comportamentos seguros no trânsito. “É uma preocupação das instituições de trânsito trabalhar com as crianças, porque quanto antes orientarmos sobre o comportamento seguro, melhor será para termos cidadãos mais conscientes. Estamos aqui para orientá-las a entender melhor as regras, fazer a travessia correta na faixa de pedestre, saber como utilizar uma bicicleta de forma correta, com os equipamentos de segurança, e nossa expectativa é que elas gravem isso para a vida, influenciando também em casa, com os pais e responsáveis”, destacou a pedagoga.
O presidente da AMTT, Daltro de Deus, enfatizou a relevância de iniciativas como essa para a formação de uma geração mais consciente e responsável no trânsito. “Esse evento é fundamental para plantarmos a semente do respeito às leis de trânsito desde a infância. Quando educamos as crianças de forma didática, mostramos a importância de atitudes seguras, e elas acabam se tornando multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa. A longo prazo, essas ações ajudam a reduzir acidentes e a construir um trânsito mais seguro para todos”, afirmou.
Uma das participantes, Helena Carvalho, de 7 anos, comentou sua experiência. “Foi muito bom, porque a gente aprendeu as regras do trânsito, e eu já conhecia algumas delas. A gente tem que atravessar na faixa e esperar o sinal ficar verde. Foi legal para reforçar o que já aprendi”, disse a menina, demonstrando o quanto essas atividades ajudam na fixação dos ensinamentos.