Domingo, 21 de Julho de 2024 15:44
63 93300-8707
Cultura Tocantins

Selecionado em Edital do Governo do Tocantins, projeto Brilho da Nossa Terra expõe símbolos do Estado, em Palmas

Com previsão de início no segundo semestre, o projeto terá exposição das obras em comemoração ao aniversário do Tocantins

17/06/2024 11h50
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Após a exposição, o projeto ainda prevê a doação de uma peça para o Hospital do Amor - Foto: Divulgação
Após a exposição, o projeto ainda prevê a doação de uma peça para o Hospital do Amor - Foto: Divulgação

Através da arte da cinzelaria, que consiste na técnica de metalurgia em que um metal maleável é moldado por martelamento no verso para criar um desenho em alto relevo, o projetoBrilho da Nossa Terra, selecionado na categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), será exposto em Palmas, capital do Estado, no segundo semestre de 2024, com previsão para os meses de outubro e novembro. A exposição foi contemplada no valor de R$ 30 mil e busca retratar os símbolos tocantinenses, prevendo a doação de uma das peças produzidas ao Hospital do Amor.

Para a ação, cinco ícones que marcam a cultura tocantinense estão sendo confeccionados em painéis de alumínio no atelier que o proponente contemplado, Anízio Silversmith, criou em sua própria residência. Em comemoração ao aniversário do Tocantins, celebrado em 5 de outubro, o projeto prevê a produção, em alto relevo e cor, de peças que retratam o biscoito Amor Perfeito; o girassol; as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade; as joias produzidas na técnica da filigrana; e a Praça dos Girassóis, localizada em Palmas.

“O propósito desta exposição é mostrar para as gerações mais novas como é possível aplicar esta arte de forma muito produtiva em diversos tipos de trabalho. Essa técnica de cinzelagem é muito antiga que envolve a manufatura de metais, mas que ultimamente tem sido um pouco perdida, por causa da indústria e da tecnologia. Mas ela ainda está resistindo nos ateliers de artistas, designers, joalheiros, em diversas partes do mundo”, afirma o artista.

As peças serão acompanhadas de um catálogo e devem ser expostas ao longo de cerca de dois meses, em espaço público a ser definido. Após a exposição, o projeto ainda prevê a doação de uma peça para o Hospital do Amor. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas via e-mailpretextooficina@gmail.com, ou pelo telefone (63) 9 9230-3182 e página no Instagram @aniziosilversmith.

Sobre o proponente

Formado em Tecnologia de Gestão de RH, o paulista Anízio Dias dos Santos, estuda e produz artes de cinzelamento de pratarias (técnica de acabamento de metais). Com treinamento especializado com mestres de Portugal, Itália e França, o artista executou trabalhos para pratarias conceituadas, como a Galeria das Pratas, Pratel, Pratalux, Leão das Pratas, Saint’James Pratarias e Prataria Santa Rita. Sua performance o conceitua como Mestre Silversmith, por escolas internacionais como Valentin Yotkov - EUA e Il Maestro Acquafresca – Firenze, Itália. Radicou-se em Palmas/TO em 2013 e atualmente dedica-se ao projetoDomesticação do Alumínio, utilizando chapas de alumínio e tinta automotiva como base para suas representações artísticas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Augustinópolis, TO
Atualizado às 14h01
36°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 36°

34° Sensação
3.1 km/h Vento
18% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 18° Máx. 37°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 19° Máx. 37°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio