Três unidades educacionais da rede de ensino público de Palmas tiveram destaque no ‘Prêmio Escola que Transforma 2022/2023’, promovido pelo Governo do Estado do Tocantins. O resultado, divulgado na noite da quarta-feira, 18, trouxe entre os vencedores a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, a Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Contos de Fada.
A premiação integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), visando valorizar as unidades educacionais e os profissionais que desenvolveram práticas exitosas no processo de ensino e aprendizagem e os estudantes protagonistas da Pré-Escola II, da Educação Infantil e da Educação Básica, pertencentes à rede municipal e estadual de Educação do Tocantins. O evento de entrega da premiação dos vencedores está previsto para acontecer em novembro.
Destaques
O projeto “TamandaCast: Podcast e videocast inclusivo” da ETI Tamandaré conquistou o primeiro lugar da esfera municipal, modalidade escola de ensino fundamental/anos iniciais, e receberá R$ 30 mil de premiação. O idealizador do projeto, professor Deyvid Carvalho, receberá R$ 10 mil, e cada aluno integrante do projeto R$ 1 mil.
Em segundo lugar, da mesma modalidade e esfera, ficou com a Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, com o projeto “Seu corpo é um tesourinho”, idealizado pela professora Claudinéia Pereira de Carvalho. A escola receberá R$ 20 mil, a professora Claudinéia ganhará R$ 8 mil, e cada aluno integrante do projeto R$ 800.
Já o Cmei Contos de Fada, conquistou o segundo lugar da modalidade Pré-Escola II da educação infantil com o projeto ‘Choro, risos e Companhia: Qual a sua emoção do dia?’, desenvolvido pela professora Jesileide Cardoso da Silva. Como premiação o Cmei também receberá R$ 20 mil, a professora Claudinéia receberá R$ 8 mil, e cada aluno integrante do projeto R$ 800.
Projetos vencedores
TamandaCast - Desenvolvido sob a coordenação do professor Deyvid Carvalho, o TamandaCast foi criado visando oferecer um espaço para a troca de informações, curiosidades e opiniões sobre temas diversos e com acessibilidade. Desenvolvido de forma colaborativa, o projeto conta com a participação de estudantes em diferentes funções, como a pesquisa de conteúdo, produção, edição, apresentação e publicação, fomentando o trabalho em equipe, a comunicação e a liderança.
O professor Deyvid disse que recebeu com imensa alegria a notícia da conquista do primeiro lugar. “Essa vitória nos mostrou que o trabalho feito com excelência sempre vale a pena. O nosso projeto não se limita apenas a ser uma ferramenta pedagógica de comunicação inclusiva, é uma fonte infinita de possibilidades e representa uma valiosa adição às abordagens pedagógicas, desbloqueando o potencial dos alunos e permitindo que seus talentos naturais floresçam”, afirmou.
Para o professor as ações do projeto vão além de ensinar, também sensibiliza, especialmente com relação ao respeito e à inclusão, com foco nas Libras. “Nossa escola se tornou um farol de compreensão e respeito, à medida que diversas turmas se aventuraram a aprender a bela língua brasileira de sinais.”
Ainda segundo o professor, o valor do prêmio será investido na melhoria e expansão das ações do projeto, pois a unidade escolar está comprometida em levar essa missão inspiradora adiante.
Seu Corpo é um Tesourinho - Desenvolvido junto às crianças de duas turmas do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, sob a orientação da professora Claudinéia Carvalho, o projeto teve como foco um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Segundo a professora Claudinéia, os estudos e as pesquisas foram aprofundadas para trabalhar junto às crianças sobre o tema: o abuso e a violência contra as crianças e adolescentes, e que o envolvimento e a participação dos alunos foi bastante eficaz e emocionante. “Muitos alunos relataram fatos que certamente nunca haviam tido coragem de expor antes.”
Claudinéia destaca que os resultados das ações foram visíveis, pois, após o desenvolvimento do projeto, perceberam mudanças de comportamentos e atitudes no que se refere ao assunto abordado. “As crianças passaram a ter um olhar mais crítico em relação a um simples toque no seu corpo. Conseguindo identificar se tal toque foi amigável, carinhoso ou maldoso, malicioso”.
Sobre a premiação, a professora diz que irão discutir em conjunto para decidir qual a melhor e mais justa forma do uso do prêmio.
Choro, risos e companhia: Qual a sua emoção do dia? - Por meio de uma escuta sensível, além do olhar observador das professoras do Cmei Contos de Fada, foi percebido nas crianças comportamentos de choro, raiva e atitudes agressivas, com essas emoções elas tentavam demonstrar o que viveram e/ou estavam passando naquele momento. Essa dificuldade de se expressar emocionalmente indicou a necessidade de repensar ações que levaram ao projeto, com objetivo de fazer com que nossas crianças desenvolvessem suas habilidades socioemocionais desde cedo, aprendendo sobre as seis principais emoções (alegria, tristeza, raiva, medo, calma, amor e o nojo), garantindo os seis direitos de aprendizagem de uma maneira lúdica, prazerosa e divertida, tendo como fio condutor história do livro O Monstro das Cores (Ana Lennas).
A partir do momento que as crianças apresentaram mudanças de comportamento positivas, o ambiente da sala de aula se tornou mais favorável para a construção do conhecimento. Esta mudança refletiu nos resultados da avaliação dessa turma, que se mostraram mais positivos após a realização do projeto.
O valor do Prêmio será para custear ações de melhoria ao processo de ensino e aprendizagem da unidade.