Educação Esperantina
Ônibus escolar quebra e deixa vários alunos da zona rural sem transporte
“o veículo vive de gambiarra e não solucionam”.
20/09/2023 11h52
Por: Redação Fonte: Voz do bico
O Ônibus Escolar, está parado há quase uma semana, deixando os alunos da zona rural sem irem às unidades escolares de Esperantina do Tocantins. – Foto: Divulgação

Conforme informações de pais de alunos do assentamento Santa Cruz II no PA Quatro Bocas, zona rural de Esperantina do Tocantins, no Bico do Papagaio, o ônibus escolar está parado a dias, deixando cerca de cinquenta estudantes sem transporte escolar. Segundo denúncia de uma mãe de aluno, “o veículo vive de gambiarra e não solucionam”. Os alunos afetados são matriculados na rede municipal e estadual do município.

O ônibus escolar quebrou uma peça na quarta-feira, 13, e até o hoje, 20 de setembro, não foi arrumado. O fato deixa os pais que não tem meio de transporte para percorrer cerca de 25km do assentamento até Esperantina ou Vila Tocantins preocupados, os alunos estão perdendo aulas há quase uma semana.

Continua após a publicidade

“A educação e desenvolvimento escolar das crianças e adolescentes que dependem do transporte escolar está sendo prejudicada, há quase uma semana isso está causando preocupação nos pais, o problema é frequente o ônibus vive de gambiarra e não mandam um substituto, agora viemos a público expor esse problema para que a gestão do município faça algo o mais rápido possível, nem todos os pais têm carro ou moto para rodar um total de quase 50km por dia para levar e buscar os filhos na escola, esse transporte escolar é um direito deles”, contou uma mãe de aluna da Escola Estadual Dr Ulisses Guimarães, localizada na Vila Tocantins.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Um morador da Vila Tocantins, que acompanha o caso de perto, disse que o problema já foi levado para as autoridades municipais, o qual o secretário Municipal de Educação, José Ailton Morais de Almeida, disse que “o veículo quebrou uma “correia” e foi solicitado uma nova na cidade de Imperatriz/MA, agora estão aguardando a peça chegar e que está sendo providenciada”.