Assistência Social Tocantins
Governo do Tocantins promove oficina de Alimentação Saudável em municípios do norte do Estado
Nesta semana a ação ocorre em Wanderlândia e Palmeiras do Tocantins
16/06/2023 11h40
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), atende aos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado com asOficinas de Promoção da Alimentação Saudável e Aproveitamento Integral dos Alimentos. A ação ocorreu, na terça, 13, e quarta-feira, 14, em Palmeiras do Tocantins, e nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, ocorre no município de Wanderlândia, ambos no norte do Estado.

O gestor da Setas, Jonis Calaça, destacou que as oficinas são de vital importância e ressaltou que o objetivo é “estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis e incentivar a produção, a utilização e o consumo de alimentos regionais e do uso das plantas alimentícias não convencionais para enriquecer a alimentação”.

Continua após a publicidade

A ação também conscientiza sobre aspectos higiênicos sanitários, ambientais e culturais e o não desperdício de alimentos em prol da redução do índice de Insegurança Alimentar e Nutricional e melhoria da qualidade de vida da população tocantinense.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Os participantes das oficinas são selecionados pelas secretarias municipais de Assistência Social dando preferência aos beneficiários dos programas sociais. Cada oficina atende cerca de 30 pessoas e são ministradas aulas teóricas de práticas. Os alunos colocam a mão na massa e aprendem a preparar receitas saborosas e nutritivas, são pães de batata doce, doces com cascas que iriam para o lixo, torta com recheio de bredo,ora pro nobise vinagreira, entre outras muitas delícias.

De acordo com o cronograma proposto pela Diretoria de Segurança Alimentar da Setas as próximas ações ocorrem de 19 a 23 nos municípios de Porto Alegre e Novo Jardim, e de 26 a 30 em Marianópolis e Abreulândia. A ação já ocorreu, anteriormente, em Nova Olinda e Carmolândia e ainda atenderá cerca de 30 municípios do Estado.

Palmeiras do Tocantins

Em Palmeiras do Tocantins a ação ocorreu na terça e quarta-feira, 13 e 14, e atendeu 19 famílias. A engenheira de alimentos Deana de Paula, responsável por ministrar a oficina, ressaltou que “a ação busca promover a alimentação saudável e o aproveitamento integral dos alimentos e, portando, incentiva o uso dos alimentos regionais, da época, que apresentam maior valor nutricional, e a utilização de todas as partes dos alimentos”.

Moradora do município, Maria Diná, de 57 anos, com três filhos e um neto, afirmou que aprendeu a utilizar as cascas e folhas comestíveis comuns de sua região como a taioba, bredo, vinagreira e as cascas de legumes, e que irá utilizar esse aprendizado em seu dia a dia e da sua família.

A nutricionista e engenheira de alimentos, Ana Karla Rodrigues, destacou a importância das pessoas conheceram os alimentos disponíveis em suas regiões. “Conhecendo os alimentos disponíveis em sua região e aprendendo a utilizá-los integralmente, estarão aproveitando as boas fontes de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, advindos desses alimentos”.

Wanderlândia

Na manhã dessa quinta-feira, 15, ocorreram as aulas teóricas e na parte da tarde teve inicio as aulas práticas, que prosseguem até esta sexta-feira, 16.

A moradora de Wanderlândia, Maria de Jesus Paz, aposentada, de 70 anos, com sete filhos e 17 netos, destacou que nunca é tarde para aprender. “Algumas coisas eu já sabia, como a utilização da massa da banana, mas teve muitas coisas que eu não sabia e aprendi agora”, destacou ela, complementando que todo aprendizado sempre é importante.

Setas e a Segurança Alimentar e Nutricional

O Governo do Tocantins, por meio da Setas, possui uma diretoria com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, elaborar e executar projetos de alimentação saudável, e melhoria da distribuição de alimentos e combate à subnutrição e a fome, reduzir inadequações alimentares-nutricionais da população pelo aproveitamento dos recursos naturais disponíveis na região. Entre essas ações estão as oficinas de Promoção da Alimentação Saudável e Aproveitamento Integral dos Alimentos.

Maria Diná, de Palmeiras do Tocantins, afirmou que fará uso dos aprendizados - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Alunos colocaram a mão na massa e aprenderam a preparar receitas saborosas e nutritivas - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Para Maria de Jesus Paz, de Wanderlândia, nunca é tarde para aprender - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins