Cultura Tocantins
Conselho de Políticas Culturais do Tocantins elege nova presidente
Em reunião ordinária ocorrida na manhã desta quinta-feira, 18, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, também foi eleita a vice-presidente
18/05/2023 16h25
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
CPC-TO em reunião ordinária nesta quinta-feira, 18 - Foto: Flaviana OX/Governo do Tocantins

Cerca de 40 pessoas participaram nesta quinta-feira, 18, da 5ª reunião ordinária do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO), que teve entre as pautas do encontro, a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente para o biênio 2022-2024, que estavam vagos desde dezembro de 2022. Na ocasião, a conselheira representante da sociedade civil Valéria Picanço foi eleita presidente com 12 votos e a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Kátia Maia Flores, foi eleita para ocupar a vice-presidência.

Presente à reunião, o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, comentou sobre a força e a riqueza da cultura tocantinense, e reforçou a importância do papel do conselho, afirmando que todos devem ter um mesmo norte: a cultura. “Desejo sucesso para o conselho e para a cultura do Tocantins. Todos os membros da Secretaria da Cultura estão muito animados para trabalhar em conjunto. O CPC é um braço da cultura. É muito importante, além do ambiente favorável da União e do Estado, ter um conselho forte e representativo. Esse cenário é altamente favorável para que a gente possa ter uma cultura com o tamanho que o Tocantins merece”, concluiu.

Continua após a publicidade

Em sua apresentação, a presidente eleita, Valéria Picanço, arquiteta e professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, colocou entre suas propostas trabalhar de forma séria e organizada pela cultura do Estado, junto a todos os membros do CPC, além de defender e trabalhar pelo fortalecimento do Fundo Estadual de Cultura; estimular as câmaras a apresentarem projetos exequíveis, que façam diferença para a sociedade tocantinense; estreitar laços com o Governo Estadual e Federal. “Eu realmente acredito que a gestão atual vai fazer uma diferença muito grande nessa parceria do conselho com a atual Secretaria de Estado da Cultura”, ressaltou. Valéria Picanço concorreu com o conselheiro Cleison Nunes, titular da Câmara Setorial de Cultura Tradicional, que recebeu dois votos.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Além da eleição, os conselheiros discutiram outras pautas do setor cultural, entre elas, as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, os informes do edital de cadastro de artistas, profissionais de arte e cultura do Tocantins, entre outros.

O Conselho

Formado por 28 membros titulares e 28 membros suplentes, o Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO) é parte do Sistema Estadual de Cultura, tendo uma composição paritária entre o poder público e a sociedade civil.