Saúde Tocantins
Hospital Regional de Guaraí realiza projeto para incentivar doações de sangue
Ação, que já está na sua 3ª edição, busca contribuir com os estoques de sangue da Hemorrede e consequentemente atender a demanda da unidade hospitalar
30/01/2023 10h15
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
30 voluntários estiveram em Araguaína nesse sábado, 28 - Foto: SES/Governo do Tocantins

O Projeto Doar Vida, do Hospital Regional de Guaraí, mobilizou, nesse sábado, 28, 30 voluntários para doarem sangue no Hemocentro Regional de Araguaína (Hemara). A ação já está na sua terceira edição e já contou com mais de 60 participantes.

A proposta de mobilizar a comunidade nasceu da necessidade da unidade hospitalar. "Com o aumento da realização de cirurgias eletivas, vimos essa demanda por hemoderivado crescer e percebemos a dificuldade que a Hemorrede tem em manter esses estoques. Pensamos em uma forma de colaborar e assim nasceu o projeto. Hoje realizamos um trabalho de conscientização entre a população, sobre a importância da doação de sangue e com a ajuda de alguns parceiros conseguimos levar esses doadores até Araguaína, que é a unidade do hemocentro referência do nosso município", explicou a diretora geral do hospital, Consuelo Aparecida Julião Fernandes.

A doadora de sangue Raimunda Batista do Nascimento Araújo destacou que o projeto possibilita fazer essa doação. "Desde 2003 eu sou doadora de sangue, mas tinha muita dificuldade porque no meu município não tem hemocentro e não tinha carro que levava, agora com esse projeto posso ir sempre quando está no tempo de doar sangue. Estou muito feliz com a ação e só tenho a agradecer a diretora do hospital e todos que colaboram para que possamos ir doar".

"O Hemocentro de Araguaína realiza parcerias com municípios vizinhos para ajudar a manter o estoque. Todo sábado temos voluntários das cidades circunvizinhos aqui na unidade, e nesse sábado 28, foi realizado com o município de Guaraí. Uma parceria com a diretoria do Hospital Regional de Guaraí, foram 30 voluntários e destes, 14 fizeram cadastro de medula óssea e 18 conseguiram doar sangue. Sempre reforçamos para os nossos parceiros o impacto disso para vidas que serão salvas. Cada bolsa ajuda salvar até 4 pessoas", ressaltou a responsável pela captação do Hemara, Laura Elice.

Continua após a publicidade