Saúde Tocantins
Governo do Tocantins investe mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede
Parque tecnológico foi modernizado para reforçar qualidade e a segurança transfusional no SUS tocantinense
29/12/2025 09h40
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins investiu mais de R$ 3 milhões em novos equipamentos para a Hemorrede (Hemoto), reforçando seu compromisso com inovação, eficiência e fortalecimento da saúde pública, que salva vidas todos os dias em todo o estado. O parque tecnológico foi modernizado para reforçar a qualidade e segurança transfusional no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense.

Já estão sendo entregues, refrigeradores; câmaras conservadoras; aparelhos glicosímetros; materiais hospitalares; descongeladores de plasma; centrífugas imunohematológicas; seladoras de bancada; e centrífugas digitais refrigeradas de solo, com capacidade de atender todas as unidades da Hemorrede. Nos próximos meses também serão entregues autoclaves, mobiliários, entre outros, para reforçar a segurança e conforto dos usuários e trabalhadores.

Continua após a publicidade

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, afirmou que “a atualização na Hemorrede é essencial, porque proporciona maior cuidado especializado aos pacientes. Essas aquisições são a concretização do trabalho que estamos desenvolvendo, sob as orientações do governador Wanderlei Barbosa, que nos determina cuidado com as pessoas. Seguiremos em prol de melhor assistência, em nossa saúde pública”.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A modernização impacta diretamente áreas técnicas essenciais, com ganhos relevantes em qualidade, rastreabilidade, padronização e segurança transfusional, beneficiando tanto os serviços da própria Hemorrede, quanto os pacientes atendidos em hospitais públicos e privados em todo o Tocantins. A iniciativa amplia a capacidade operacional e eleva o padrão técnico em etapas decisivas do ciclo do sangue; do recebimento do doador ao processamento; testes; armazenamento; e distribuição de hemocomponentes.

Segundo a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes, “o investimento consolida uma Hemorrede mais preparada para enfrentar desafios operacionais, para elevar desempenho e sustentar a assistência transfusional com excelência. A modernização também reforça a missão institucional de garantir com qualidade a coleta e processamento de sangue no Tocantins”.

Parque tecnológico da Hemoto foi modernizado visando reforçar a qualidade e segurança transfusional no SUS tocantinense - Ananda Santos/Governo do Tocantins
Parte dos equipamentos já estão sendo entregues e os demais chegam nos próximos meses - Ananda Santos/Governo do Tocantins