Cidades Palmas - TO
Defesa Civil de Palmas alcança mais de 900 pessoas com ações educativas sobre prevenção e combate a queimadas
Iniciativa orientou professores, crianças, jovens e idosos sobre os riscos do fogo e a importância da adoção de práticas preventivas em diversas lo...
09/10/2025 11h14
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

A Defesa Civil de Palmas alcançou diretamente 946 pessoas no mês de setembro com atividades educativas referentes à prevenção e ao combate às queimadas.

Ao todo, professores, crianças, jovens, idosos e a comunidade escolar em geral receberam orientações sobre os riscos associados ao fogo e a importância da adoção de práticas preventivas.

Continua após a publicidade

As atividades educativas ocorreram em diversas localidades, como no Parque da Pessoa Idosa, onde aproximadamente 100 idosos participaram, atuando como agentes multiplicadores desse conhecimento na comunidade.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A Defesa Civil de Palmas também percorreu diversas escolas da rede municipal de ensino , a exemplo da Escola Municipal João Beltrão (Taquaruçu Grande), que contou com a participação de 120 alunos e cinco professores.

A sensibilização chegou também aos alunos da Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, em Taquaruçu. Na unidade, 350 alunos e cinco professores participaram das atividades sobre os riscos das queimadas, especialmente durante a estiagem.

As ações educativas buscaram não apenas informar, mas também estimular práticas responsáveis entre os alunos, reafirmando a importância da educação como ferramenta essencial na prevenção e no combate às queimadas.

De acordo com a educadora social Flavia Lustosa, a educação preventiva é uma das estratégias mais eficazes para reduzir os impactos das queimadas. “O envolvimento dos participantes fortalece a consciência coletiva, o cuidado comunitário e a corresponsabilidade pela preservação do meio ambiente”, ressaltou.

Na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, 150 alunos e seis professores do 1º ao 3º ano participaram das atividades, nas quais foram trabalhados temas de fácil assimilação, como a importância da proteção aos animais e à natureza e os cuidados com a saúde em tempos de baixa umidade.

Para o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo Alves de Senna e Abreu, o resultado positivo destaca a importância da continuidade e da expansão das ações educativas, consolidando a Defesa Civil Municipal como referência em proteção e resposta, garantindo maior segurança e bem-estar a toda a comunidade palmense.

Texto: Márcio Greick
Edição: Fernanda Sousa

Brigadistas da Defesa Civil de Palmas apresentam ferramentas de combate ao fogo, às crianças em Escola Municipal da Capital. Foto: Defesa Civil de Palmas