Geral Tocantins
Estudante da rede estadual do Tocantins é campeão mundial nos 100m rasos na Olimpíada Internacional do Desporto Escolar no Bahrain
Hentony dos Santos é o primeiro tocantinense a ser convocado para competir no evento mundial
25/10/2024 21h00
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

Já na estreia o estudante-atleta da rede estadual de ensino, Hentony dos Santos, conquistou medalha de ouro na prova de 100m rasos, classe T47 do paratletismo, nesta sexta-feira, 25, no ISF Gymnasiade Bahrain Sub-18, a Olimpíada Internacional do Desporto Escolar. A competição, realizada em Mama, capital do Bahrain, país localizado no Oriente Médio, começou nessa quarta-feira, 23, e segue até o dia 31 de outubro.

Hentony, com apenas 17 anos, é o primeiro tocantinense convocado para participar do evento esportivo internacional. “Estou muito feliz com essa medalha! Com a ajuda do meu treinador Rafael Gabarrão, me preparei muito para estar aqui e conquistar a competição mundial. Estou muito orgulhoso do nosso trabalho e por levar o ouro para o Tocantins”, contou Hentony emocionado.

Continua após a publicidade

O atleta foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e o pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no mês de agosto deste ano para competir nas provas de corrida de 100m, 400m e no salto em distância no ISF Gymnasiade Bahrain Sub-18.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Estudante do Colégio Estadual Machado de Assis, de Araguanã, Hentony foi descoberto nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Ele é o atual recordista brasileiro escolar, classe T47, nas provas de atletismo de 400m e no salto em distância, e já conquistou mais de 50 medalhas em competições estaduais e nacionais.

Hentony e o professor Rafael Gabarrão, que o acompanha nos treinos desde 2019 - Seduc/Governo do Tocantins
Hentony é o atual recordista brasileiro escolar, classe T47, nas provas de atletismo de 400m e no salto em distância - Seduc/Governo do Tocantins