Educação Educação
Projeto leva ciência oceânica para interior do Brasil
Projeto de incentivo à leitura e educação ambiental Abraça o Mar foi realizado pela primeira vez em 2022 e esteve nas escolas públicas dos 30 munic...
12/12/2022 15h05
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Arquivo

O que crianças do semi-árido nordestino, do extremo sul do interior gaúcho ou do centro-oeste tem a ver com o mar? Esta pergunta foi respondida ao longo do segundo semestre pelo autor Thiago Cascabulho, ao visitar as escolas públicas dos 30 municípios de 9 estados que participaram do seu mais novo projeto de incentivo à leitura e educação ambiental em defesa das águas, o Abraça o Mar.

O projeto Abraça o Mar levou a leitura da obra infantojuvenil  “Lua, Colar, Coral, Mar” até crianças e educadoras da Educação Infantil e Fundamental I, promovendo debates, estudos, produção artística, textual e ações de impacto ambiental por onde passou.

Continua após a publicidade

Para coroar o processo, Thiago Cascabulho foi até as escolas para conversar pessoalmente com os  8.697 alunos e 972 educadoras que participaram do projeto, realizando 87 encontros.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

“Estamos em plena “Década do Oceano”, lançada pela Organização das Ações Unidas (ONU) para promoção da ciência oceânica. Todas as águas estão ligadas ao mar, a vida do planeta depende da saúde do oceano. Minha intenção é fazer da literatura uma ferramenta para promover a visão de um mundo interdependente”, diz Thiago Cascabulho.

No primeiro semestre, Thiago Cascabulho realizou seu outro projeto de incentivo à leitura, o Projeto Douradinho, em 14 escolas de Lagoa Santa/MG, contemplando mais de 4 mil alunos.

Tanto o Abraça o Mar quanto o Projeto Douradinho estão abertos para participação online de qualquer pessoa que queira baixar os livros do autor, os projetos pedagógicos e levar suas ações até as crianças.