O governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), participa do 2° Festival da Mangaba, e 1° Intercâmbio das Mulheres Agroextrativistas da Área de Prevenção Ambiental (APA) Cantão e Jalapão, nos dias 10, 11 e 12 de novembro. O evento que reúnem mulheres agroextrativistas e agricultores familiares da região Noroeste do Estado será realizado, na feira coberta de Marianópolis, no centro da cidade.
Festival
No Festival da Mangaba serão apresentados produtos da gastronomia derivados das frutas do cerrado, como licores, pudins, musses, bolos e milhares de outras iguarias que serão preparadas, além de um concurso gastronômico tendo como ingrediente principal, a mangaba.
Para a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa, o evento tem como objetivo promover e garantir a sustentabilidade das mulheres agroextrativistas tocantinenses. “E ainda, adquirir conhecimento, capacitação em organização social, divulgando os produtos da sociobiodiversidade nas exposições e comercialização de seus produtos, como a mangaba, jatobá, bacaba, macaúba, cagaita e vários outros, garantindo a geração de renda e troca de experiências entre as agroextrativistas”, explicou a engenheira.
Fruta
A mangabeira é uma das espécies frutíferas mais importantes do bioma cerrado, devido a isso, os agroextrativistas da região buscam na fruta oportunidade para geração de renda. A fruta é rica em ferro e conta com boa quantidade de vitamina C. Além da polpa para suco e sorvete, ainda se pode preparar com a fruta compotas, cremes, pudins, licores e até vinagres.
São parceiros no evento: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Seagro, AMA Cantão, Prefeitura Municipal de Marianópolis, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Articula Fito-Cadeias de Valor em Plantas Medicinais.
A programação completa está disponível no site daSecretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).